Comunicação Crítica TETRA

Resumo

As exigências das empresas de responderem mais rapidamente a possíveis incidentes, de forma a não possibilitar falhas, condicionou o desenvolvimento de sistemas de comunicação crítica avançados, direcionados especificamente para esse fim. O Sistema trunking digital TETRA, tem sido utilizado, principalmente na Europa, com bastante sucesso, aliando confiabilidade e eficiência nas transmissões de comunicação. Desta forma, o sistema TETRA tem demonstrado uma melhoria da rapidez nos processos de trabalho, um aumento da eficiência das tarefas administrativas e uma resposta mais rápida em qualquer tipo de eventualidade. Uma das características mais marcantes da norma TETRA é que esta possui um protocolo aberto e embora defina as interfaces essenciais, não define o modo de operação do sistema, o que permite a cada fornecedor implementar sistemas próprios. Veja algumas das principais vantagens da Norma TETRA:

  • A tecnologia digital garante uma qualidade de voz constante, ao contrário dos sistemas analógicos em que esta diminui à medida que é reduzida a intensidade do sinal. A tecnologia TDMA oferece uma utilização de espectro eficaz, uma vez que cada portadora rádio é dividida em quatro Time Slots.
  • Adicionalmente o tráfego de voz e dados pode ser transportado simultaneamente.
  • A existência de uma interface específica definida permite a utilização no sistema de equipamento terminal de vários fornecedores. Esses terminais poderão inclusive comunicar entre si através da utilização do Modo Direto (DMO) caso seja necessário.